sábado, 10 de julho de 2010

PRÉDIO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JEQUIÉ-BA


ESTRADA DE FERRO NAZARÉ

JEQUIÉ (BAHIA)

Com a abertura, em 1880, da Estrada de Ferro Nazaré – Santo Antonio de Jesus, Amargosa, São Miguel e suas sucessivas extensões a partir de 1901, a Laje, Mutuípe, Jequiriçá, Ubaíra e Santa Inês, com prolongamento em Jequié, a região do Vale do Jequiriçá, conhece o seu período de maior apogeum economicamente.Com o auge da cultura do café na Bahia e no Brasil, a estrada de ferro Nazaré – Jequié servia para transportar passageiros e escoar a produção cafeeira do Vale, que se integrou aos principais centros regionais da época como A Estrada de Ferro Nazaré não foi imediatamente construída; ela inicia-se em Nazaré em 1880 e chega em Jequié em 1927.

O Trem permitia uma integração das regiões: Vale do Jequiriçá/recôncavo/Sudoeste da Bahia (Jequié), dentre outras, contribuindo assim com intercâmbios culturais. É notável a riqueza de informação: os vagões do trem de primeira classe, de segunda, o de carga, a forma como os passageiros viajavam, as características das cidades pelas quais o trem passava, informações sobre relações amorosas e familiares, sibre a feira e produtos agrícolas comercializados.


A MORTE DO TREM

Ela foi muito importante para o escoamento da produção agrícola, fazer o transporte de passageiros, de gêneros alimentícios e outros indispensáveis à sobrevivência, enfim, interligar os povoados, vilas e cidades ao porto de Nazaré e à capital Salvador. Se, por um lado, a construção da estrada no início do século XX, na região do Vale do Jequiriçá e sua extensão até Jequié representaram um avanço comercial e populacional, por outro, a sua desativação a partir de 1940, culminando com sua extinção em 1970, representou dificuldades econômicas, principalmente para os moradores da Região do Vale.


ATUALMENTE...

Neste prédio atualmente, funciona o 8º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITARES, situado na Pça. Prof. Antonio Félix de Brito s/nº no bairro São Luiz na cidade de Jequié. A inauguração se deu no dia 31 de março de 2000 no governo de Paulo Souto. Infelizmente, o prédio perdeu a sua antiga característica. No entanto, ele tem a sua própria história na antiga Estrada de Ferro.








2 comentários:

  1. Parabens pelo texto escolhido, peas imagens. Ficou belissimo!

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  2. Alguém sabe dizer onde estão os arquivos da ferrovia que se encontravam em Jequié? se souber entre em contato no e-mail alourencoandrade@gmail.com

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