sábado, 10 de julho de 2010

O RIO DE CONTAS- JEQUIÉ-BA

O RIO DE CONTAS- JEQUIÉ-BA

O Rio das Contas nasce na Serra das Almas, no município Rio de Contas, na Chapada Diamantina, com o nome de Rio Brumado e corre por 620 km,m passando pelos municípios de Dom Basílio, Sussuarana, Jequié, Jitaúna, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal, até chegar em Itacaré, onde desagua na Praia das Conchas. São sub-bacias desse rio, os afluentes Alto Rio de Contas, Rio Brumado, Rio do Antônio, Rio Gavião, Rio Sincorá, Rio do Gentio, Baixo Rio de Contas e Rio Gonguji.


A IMPORTÃNCIA DO RIO DE CONTAS PARA CIDADE DE JEQUIÉ

1- A Barragem de Pedra tem a sua participação na geração de energia Rio de Contas, lago da barragem de pedras, localizado a 13 km centro Jequié. É feito o aproveitamento para geração de energia USINA DA PEDRA CHESF 2- Na Barragem de Pedra também é utilizada para esportes e lazer pela população jequieense. 3- A pesca é ainda a saída para muitas famílias na geração de renda familiar 4- As águas do Rio de Contas cooperam para a irrigação das pequenas e médias lavouras. Muitas famílias utilizam a chamada agricultura familiar. 5- A EMBASA faz o tratamento da água para o abastecimento da cidade

O RIO DE CONTAS PEDE SOCORRO

Infelizmente com o progresso desordenado, o Rio de Contas vem sofrendo ao longo dos anos com a ocupação irregular de suas margens. O Lixo é jogado em seu leito, sem contar com os esgotos da cidade. A retirada de areia pelos carroceiros e caçambeiros contribuem para o estreitamento do seu leito e consequentemente o surgimento da vegetação em seu leito. Ambientalistas de Jequié, O partido verde lutam para salvar Rio de Contas através de palestras, passeatas e conscientização popular no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente.



Referência

Revista Cotoxó



9 comentários:

  1. O certo é Rio DAS Contas. Não Rio DE Contas.
    Rio de Contas é o nome da cidade.

    ResponderExcluir
  2. "Saudade - Palavra única....."

    Estou escrevendo o livro "Saudade...":

    - Se se você já contribuiu, enviando seu depoimento, sua saudade, eu agradeço.

    - Se não, eu estou aguardando a sua valorosa contribuição.

    Para descrever "Saudade" não há uma regra, norma ou padrão. Pode ser a "Saudade" de alguém, algum familiar ou amigo. Pode ser algo que existia e não existe mais ou foi modificado em sua cidade. Enfim, Saudade, é "Saudade" e cada um tem a sua!

    Exemplos de saudades já recebidas e que irão para o livro:
    Eu tenho saudades dos...
    "Domingos na cidade de Pingo D'água, de manhã ajudávamos a podar o campo com trator e roçadeira, aquele cheiro da grama cortada ainda ficou até hoje, e é só passar perto de alguém podando um jardim e a lembrança vem na hora, e a tarde era hora de dar espetáculo com a camisa do Juping no campo que cuidamos com muito carinho."
    Adilson Begatti- Cronista Esportivo e Metalúrgico
    Coronel Fabriciano-MG

    Eu tenho saudades do...
    "Do tempo em que a praça da cidade tinha espaço para as crianças ...lago com peixinhos. Os "coquinhos" caiam pelo chão e as crianças se divertiam tentando abrí-los para comer. O espaço de areia era disputado e ninguém se importava em sujar os pés...não se ouvia os gritos das mães desesperadas e irritadas pelos filhos que insistiam em gastar dinheiro no "pula-pula". A diversão era interminável e gratuita."
    Ana Karina Veiga - Jornalista - Professora e Estudante de Direito
    Santos Dumont-MG

    Eu tenho saudades do...
    "Bonde em Campinas (SP), um veículo totalmente aberto, um convite pra gente sentir a brisa no rosto. E os cobradores, então! Dobravam o dinheiro de forma vertical e o colocada entre os dedos. Era o maior barato. Pena que em minha cidade eles pararam de circular em 1969, deixando muita saudade!"
    Ariovaldo Izac - Cronista Esportivo
    Campinas - SP

    Eu tenho saudade dos...
    "Bailes de carnaval nos clubes da cidade, na década de 1980, onde a diversão era muito mais sadia.Também tenho muita saudade quando eu apresentava bailes nos clubes de Juiz de Fora e cidades vizinhas. Saudade da eterna rádio Mundial 860, onde sempre buscava os novos hits para tocar no meu programa radiofônico. Bons tempos..."
    Carlos Augusto de Oliveira (Guto) - Radialista
    Juiz de Fora-MG

    Eu tenho saudade da...
    "Velha 'maria fumaça', aquele trem de ferro que soltava fumaça e à noite enfeitava o céu com fagulhas, coisa muito linda. O apito da velha "12" também me dá uma grande saudade. Eu morava em Uruçuca, na Bahia e viajava para Itabuna naquele trem, que "morrendo" nas ladeiras, mas subindo cansado, ele chegava lá. Muito lindo!".
    Odoaldo Vasconcelos Passos - Economista
    (Belém-PA)

    Eu tenho saudade de...
    "Em Pirapora, minha terra natal, dos meios de transportes: o trem de Pirapora para Corinto, Montes Claros e Belo Horizonte bem como os vapores de Pirapora até Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco".
    Paulo Roberto Caldeira Brant - Comentarista Esportivo
    Poços de Caldas - MG

    Eu tenho saudade das...
    "Partidas de futebol que o Santos Futebol Clube, do bairro Floresta, realizava no campo da Fábrica de Tecidos São João Evangelista e que a família Carbogim era base do time, com Zé Alemão, Gabriel e Rafael, além de meu sobrinho Flávio, como mascote"
    Miguel Carbogim - in memoriam


    Att,
    Carlos Alberto Fernandes Ferreira
    www.carlosferreirajf.blogspot.com
    Juiz de Fora-MG

    VEM AÍ...
    O Portal MULTIMÍDIA...

    ResponderExcluir
  3. ESSE RIO TEM HISTÓRIA.
    A INDA A TEMPO DE CUIDAR.
    SE NÓS PENSAMOS NO PASSADO DO RIO, MESMO MERECE VIVER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , deve ter muita história.E é exatament sobre histórias da nossa cidade que estou procurando. Você parece saber muito, pode compartilhar esses fatos comigo ?

      Excluir
  4. Gente vamos lutar pelo nosso rio , desde criança que ouço isso que o homem está acabando com o rio . Autoridades , ambientalistas por favor salvem o nosso rio de contas.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela matéria e alerta. É preciso fazer ecoar sempre este alerta para que o rio volte sua normalidade. Ações integradas com os órgãos governamentais e apoio da comunidade precisa ser aplicado com urgência .e preciso mobilizar as esferas políticas para um olhar para o Rio das contas através dos comitês de bacias,prefeituras locais e sociedade geral.

    ResponderExcluir
  6. Ah, como tenho saudades dos banhos que tomava no Rio de Contas em Jitaúna/BA, quando criança, nos fins de tarde, ia toda a família tomar banho no rio, pois não havia água encanada na cidade. Com os amigos também, muitas vezes íamos a qualquer hora do dia para as margens dos Rio, pescar, caçar passarinhos e brincar. José Carlos / Aposentado - Ji-Paraná/RO

    ResponderExcluir
  7. Sempre soube e sempre falei Rio das Contas. Aprendi com nosso historiador jequiense Emerson Pinto de Araújo e considero plausíveis as argumentações do mesmo.

    ResponderExcluir